Após o vencimento do contrato de operacionalização dos radares eletrônicos e móveis de Salvador por parte da empresa responsável com a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), o órgão ainda não concluiu a substituição dos equipamentos na cidade. Ao bahia.ba, a superintendência afirmou que uma nova licitação de contratação já foi feita, mas que devido à pandemia da Covid-19 a troca ainda não foi conluída.
Para que a troca seja feita, alguns radares prescisaram ser desligados. Em nota, a Transalvador afirmou que continua realizando a substituição dos equipamentos eletrônicos e lembra que a licitação para que a empresa responsável pelos equipamentos fizesse a troca foi feita desde o início do ano, mas, em razão da pandemia, esta substituição teve um atraso.
No entanto, ainda segundo o órgão, para que seja feita a troca, os equipamentos precisam ser desligados e que a previsão inicial é de que essa substituição finalize em até seis meses, ou provavelmente até março do próximo ano.
A Transalvador reitera que a fiscalização eletrônica na cidade não está suspensa e que “as vias da cidade estão devidamente sinalizadas e os condutores devem respeitar a legislação de trânsito a fim de evitar acidentes”, finaliza a nota.
Números
Entre os meses de janeiro a novembro deste ano, a Transalvador registrou 485.531 notificações de infrações. O número de mortes apuradas em acidentes de trânsito este ano em Salvador neste mesmo período é de 112. Abaixo, um comparativo com os números referente ao mesmo período (Jan-Out) de 2019. Nota-se que o número de feridos diminiu em relação ao ano anterior. No entanto, o número de mortos nos acidentes teve uma leve queda: de 102 para 92.